Dezembro, aquele mês! Não falo de sentimentos, porque esses temos o ano inteiro, ou pelo menos fazemos por isso. Mas há aquelas sobremesas que só se fazem nesta altura do ano. E que maravilha!
Bolachas de Natal, faz lembrar que sabores? Gengibre Canela, Noz Moscada… yummy! Estas bolachas têm sabor de Natal! E as crianças adoram. Juntamos a fome à vontade de comer ou então podemos preparar estas delícias para oferecer.
Bolachas são uma espécie de bolo chato e seco de farinha de diversas formas e tamanhos. Pode ser consumida de diversas maneiras, doce, com recheios, salgada ou acompanhada de especiarias. a imaginação é o limite. E é perfeito para deixar as crianças colocarem a mão na massa.
Esta semana comprometi-me a lançar uma receita por dia para que todas as famílias tenham na mesa comida adaptada a todos os seus membros… sem desculpas!
Carcaça! Faz parte das minhas memórias de infância. Como eu adorava comer manteiga com pão (isso, não era pão com manteiga) e molhar no leite com café (cevada). Bem… gostava e gosto. É daqueles prazeres que me fazem viajar no tempo.
Memórias. A vida é deita de memórias. Há cheiros que nos podem fazer viajar anos e anos, que despertam imagens adormecidas. Há memórias tão fortes que quase podemos sentir o cheiro e o sabor, memórias que , mesmo passando anos e anos, nos consegue soltar gargalhadas ou emocionar tal como quando aconteceu.
Chocolate! Há dias em que nos cai no colo. Estava eu doente e deitada a dar uma vista de olhos, tranquilamente, em alguns vídeos quando me deparo com uma versão de salame (Tuga na Cozinha) como nunca tinha visto. Até me senti melhor e saltei da cama para a ir fazer.
Como já sabem, eu adoro mimar os meus pequenos. E uma das formas que encontro para os surpreender é inventar receitas com os ingredientes que eles mais gostam. Esta receita é para a minha Alice e para todos que adoram azeitonas. A Alice devora azeitonas, todos os dias tem de levar uma caixinha para o almoço, nem que sejam uma ou duas.