Vamos falar de proteínas? Porque precisamos de proteínas? Comemos proteínas a mais?
O que são?
As proteínas são moléculas orgânicas compostas de aminoácidos que ajudam ao crescimento e reparação de tecidos, na produção de enzimas, hormonas, neuro-transmissores e anticorpos assim como na reposição do gasto energético das células e no transporte de substâncias para o corpo.
As proteínas podem e devem ser consumidas, principalmente se estiverem inseridas numa dieta equilibrada e saudável.
O excesso de alimentos com proteínas sobrecarrega o fígado e os rins além de entupir as artérias devido ao acumular de gordura, o que provoca um aumento do colesterol. Outra desvantagem em só comer proteínas é que o aumento do consumo faz o corpo perder muita água.
Segundo dados do estudo “EPACI – Estudo do Padrão de Alimentação e de Crescimento na Infância”, as crianças portuguesas registam um consumo de energia superior às recomendações e um consumo de proteína que ultrapassa o dobro do recomendado.
Entre os 12 e os 36 meses, 0 consumo aconselhado de proteínas nesta faixa etária é de 0,8 a 1,2 gramas por quilo de peso (ver notícia completa aqui).
Um adulto requer menos quantidade de proteína por kg que uma criança. Sendo o valor médio estabelecido em 0,8 g por quilo de peso. Um adukto com 60 kg necessita de 48g de proteína por dia. o que equivale a dois bifes de frango grelhado de 100g cada.
Entenda-se que 30 g de proteína não é o mesmo que 30 gramas de carne/peixe/ovo/leguminosa. A imagem abaixo ajuda a entender este conceito.
Ou seja, uma criança de 36 meses, com 15 kg, deveria consumir 18g de proteína, o que equivale a 112,5 g de lentilhas, por exemplo.
Proteína Vegetal VS Proteína Animal
Particularidades da Proteína Vegetal
Como já foi referido as proteínas são moléculas compostas por aminoácidos. Existem 20 aminoácidos principais, 9 dos quais são essenciais: isoleucina, leucina, valina, fenilalanina, metionina, treonina, triptofano, lisina e histidina. Estes 9 aminoácidos não são produzidos pelo corpo humano, por isso têm de ser obtidos através da ingestão de alimentos vegetais e animais.
Os alimentos vegetais possuem proteínas incompletas, ou seja, precisam de ser associados de outras fontes vegetais para ser um proteína completa, como por exemplo a combinação de leguminosas (lentilha, feijão e grão de bico) com cereais.
No entanto, uma vez absorvido pelo organismo, a proteína vegetal não se difere da animal. Ambas são absorvidas na sua forma de aminoácidos antes de ser absorvida. Posteriormente esses aminoácidos serão novamente transformados em proteínas pelo nosso organismo. O mesmo acontece com os aminoácidos dos vegetais, que após serem absorvidos se transformam em proteínas.
Concluímos então que uma alimentação omnívora, vegetariana, ovo-lacto-vegetariana ou vegan é saudável, desde que a quantidade de proteína ingerida seja a necessária para o bom funcionamento do organismo.
Mais um ponto a ter em atenção na hora das refeiçoes. Fica a dica!
Fonte: University of Calgary, Department of Chemistry, Organic Chemistry On-Line Learning Center, Chapter 27: Amino Acids, Peptides and Proteins, Terminology and Conventions for Peptides and Proteins.
Bolsover, Stephen R.; Hyams, Jeremy S.; Shephard, Elizabeth A.; White, Hugh A.; Wiedemann, Claudia G (2004). Cell Biology (em inglês) (Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons). p. 191. ISBN 0-471-26393-1.