Carta Aberta aos Meus Filhos

Hoje comecei os  preparativos “à séria” para o quarto aniversário do Lucas… A Matilde andou a tentar fazer-nos uma lavagem cerebral porque queria  algo… A Alice já pede para usar o pote… O que me  levou a um sentimento  de nostalgia inexplicável e a querer deixar-lhes este texto que hoje  partilho aqui. Não é  uma  receita mas é algo familiar tal como o nosso blog.

Prometo…

Prometo amar  cada sorriso, cada gargalhada

Prometo rir até doer a barriga com todas  as vossas  maluquices

Prometo dar-vos  colo até os  meus braços estarem  velhinhos e doridos e ser a vossa hora de me darem colo a  mim

Prometo mimar-vos até vocês não quererem mais os meus mimos

Prometo  dar-vos milhões de beijinhos todos os dias

Prometo abraçar-vos e esmagar-vos todos  os  dias a toda a hora

Prometo olhar para  vocês enquanto dormem

Prometo limpar todas as feridas  e cuidar de vocês sempre que estiverem doentes

Prometo secar cada lágrima seja de alegria, seja de tristeza, seja de dor

Prometo ouvir todos os vossos sonhos e ajudar-vos a alcançá-los

Prometo  fazer  tudo para que sejam sempre felizes

Mas…

Sejamos  honestos  meus queridos filhos, ser MÃE é  muito  mais que isto. Por isso, e apesar de tudo  o que vos  prometo, tenham sempre presente:

  • Que vou educar-vos: Meus amores, por  muito que  vos ame até à  lua, cá em casa não é a república das bananas. Cá em casa há uma Mãe e um Pai, que até que se  prove contrário, são quem define as regras. Educar é a tarefa mais difícil do mundo, a maior responsabilidade. Afinal vocês serão os adultos de amanhã. Por isso, é algo que levamos muito  a sério.
  • Vou dizer muitas vezes que não: Sim, vocês vão odiar (ou já odeiam), mas um dia não muito distante, vão entender que o NÃO foi  o  melhor. Não para nós , mas para vocês.
  • Somos uma família Católica: o que significa que vamos à missa, e se nós conseguimos ouvir 1000 vezes a Xana Toc Toc, vocês conseguem assistir a uma missa. Da mesma maneira que fomos nós que escolhemos o vosso nome somos  nós que escolhemos a nossa religião. Quando crescerem podem fazer a  opção que entenderem, por agora é assim.
  • Vou dar-vos tarefas: Já perceberam  que somos uma família, certo? E esta é a nossa casa, não um hotel. Por isso as tarefas são divididas e mesmo se tivermos ajuda externa.. para “mandar” é preciso saber fazer por isso acreditem que  todos, de igual modo e  sem excepção, vão saber fazer tudo em casa.
  • Nunca deixem a educação na gaveta: Bom dia, boa tarde,obrigado, se faz  favor, com  licença… Nunca vos obrigarei a  dar beijinhos a ninguém, mas não admito que não apliquem todas as frases de cortesia que  vos ensino diariamente.
  • Vestuário: Há lugar para tudo. Chinelos  usam-se na  praia, fatos  treino no  ginásio. Por  isso não adianta reclamar. Camisas, pólos, vestidos e sapatos fazem parte da vossa  vida, habituem-se. E vejam como ficam lindos.
  • As refeições são sagradas: Sabem aquele momento em que todos estamos  à  mesa? É mesmo aquele  momento em que falamos  do dia e nos  conectamos  como família. Por isso , não, não podem sair da mesa quando  acabam de comer! E aqui  entra a chatice do “não” e das regras.
  • Honestidade acima de tudo:  mais vale  uma verdade feia, que uma mentira bonita. Seja o que for cá estaremos para resolver. Podem sempre ter a certeza que nunca ficarão sem o nosso apoio.
  • Sejam humildes: vivemos em comunidade, sejam sempre  humildes e empáticos. Ninguém é melhor que ninguém. Ajudem o próximo, sejam parte activa  desta sociedade. Estendam a mão, cuidem de quem  precisa, cuidem  do  ambiente, dos  animais. Deixem a vossa marca positiva, dêem o melhor  de vocês todos os  dias.
  • Serei  a vossa  sombra:  Para o bem e para  o  mal, em todos os  momentos  e  mais  alguns estarei sempre atrás de vocês.
  • Consigo ser tão chata quanto for preciso: Vocês sabem,  eu sei.  Vocês vão tentar e testar e eu vou estar no vosso caminho.  A ser a chata de serviço  que  vos  mantém na  linha. Quando  tiverem os vossos  filhos  falamos.
  • Sejam felizes: Nem sempre a vida corre como planeamos, o bom da vida está em crescer com os  fracassos, agarrar neles  e usá-los  como pedras no  futuro para subir mais um degrau. Encarem sempre isso  com um sorriso  e uma aprendizagem. Porque o  copo  está sempre meio cheio, nunca meio vazio.

Vocês são tudo. Nós fizemos o  desenho e colocámos  o nosso coração dentro. É muito  amor  junto. Fizemos-vos do nada, cada osso, cada braço, perna e fio de cabelo. Ser Mãe é viver em  ansiedade constante, querer proteger-vos de todos os males, arranjar uma caixinha protectora contra tudo e todos. Mas não  posso, só posso dar o meu melhor todos  os dias, transmitir tudo o que me foi transmitido a mim. Deixar-vos andar, voar e cair… e reerguerem-se. Mais fortes, mais sábios.

Nunca se esqueçam! Nunca ninguém vos  amará mais  que eu (nós)!

Prometo  amar-vos e  respeitar-vos na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, na  riqueza e na pobreza… todos  os dias da minha vida!

Assinado,

Mamã

8 Comments Add yours

    1. Sem Alergias a Mesa diz:

      Obrigada Eunice ❤

      Gostar

  1. Bia diz:

    Amei … perfeito Vanessa. Sem palavras..

    Liked by 1 person

    1. Sem Alergias a Mesa diz:

      Obrigada Bia ❤

      Gostar

  2. Matilde Coutinho Sena diz:

    Obrigado mãe , eu também te amo muito obrigado por me fazeres feliz 😍😍

    Liked by 1 person

    1. Vanessa Batista Coutinho diz:

      LYSM ❤️ 💜 ❤️ 💜

      Gostar

      1. Matilde Coutinho Sena diz:

        i love you to the moon and back 😉

        Liked by 1 person

      2. Vanessa Batista Coutinho diz:

        And I love more 💖

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s