Alergia à Soja

A alergia a soja é uma das alergias alimentares mais comuns, especialmente entre os bebés e crianças. Estima-se que aproximadamente 0,4% das crianças são alérgicas à soja. Estudos indicam que a alergia à soja, geralmente, ocorre na infância e muitas vezes passa até os três anos, sendo que na sua maioria das crianças a alergia desaparece até os 10 anos de idade.

alergia isolada à soja acontece muito raramente em crianças até três anos de idade, no entanto,  entre 11% a 14% das crianças com APLV (IgE mediada) podem ter reacção à soja, por isso é preciso estar sempre atento aos sinais e sintomas após sua ingestão.

Crianças diagnosticadas com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), muitas vezes recebem como substitutos na alimentação as bebidas à base de soja. No entanto, por causa desse risco de sensibilização a soja, essa introdução deve ser sempre discutida com o alergologista .

As reacções alérgicas a soja são tipicamente leves. No entanto, reacções graves (como a anafilaxia) pode ocorrer. Para evitar uma reacção, uma dieta rigorosa de evicção da soja e produtos de soja é essencial.