Aditivos

Não há nada ou praticamente nada que não contenha os famosos E’s.

Nem todos os aditivos (corantes, conservantes e afins) são seguros para crianças alérgicas. Se já não bastava ter de saber todas as denominações químicas dos constituintes do leite, ovo, soja, peixe, frutos secos e mostarda, também tenho de ter um curso de Química (sorte a minha ser Engenheira)!

Para crianças alérgicas este é um ponto muito importante, porque nem todos os aditivos são seguros. Pode imprimir a Listagem de Aditivos seguros para APLV e OVO.

Seria impossível conservar a comida pré-feita durante tanto tempo. E uma coisa é certa! Cada vez mais os prazos de validade são maiores. São usados aditivos para preservar um estado já existente e evitar a contaminação.

Mas o que são os aditivos?

corantes_quadro

Estabilizantes

Os estabilizantes  são utilizados para manter a aparência e as condições físicas dos alimentos. Ou seja, mantém a estrutura do produto (a bolacha ficam crocantes, o bolo não murcha…). Impedem a separação dos diferentes ingredientes de um produto. Na sua grande maioria são químicos. São usados em conservas, doces, lacticínios, pães, massas, biscoitos, gelados, alimentos processados em geral. Os mais utilizados na indústria alimentar são:

  • carragena – Extraida de algas marinhas é usada em produtos como gelatinas, doces em pasta, mortadela, presunto, patés, sumos em pó, cobertura de bolos e molhos prontos.
  • alginatos
  • caseína
  • goma guar – Retirada do Feijão
  • goma xantana -É um polissacarídeo sintetizado por uma bactéria patogénica. É a mais usada no mundo em diferentes industrias como agente estabilizante em herbicidas, pesticidas e fungicidas e também faz parte da composição de cremes, sumos artificiais, molhos prontos, xaropes e coberturas para gelados.
  • carboximetil celulose sódica (CMC)

 

Aromatizantes

Como o nome indica, são intensificadores de sabores, já que aumentam o sabor e o cheiro artificial.

O mais comum é o  glutamato monossódico e está presente na maior parte dos alimentos processados sendo responsável pelo chamado “quinto sabor”. Este “quinto sabor” tem o nome de umami (além dos conhecidos doce, salgado, amargo e azedo). Umami é o sabor do glutamato que faz com que o alimento tenha um sabor mais forte. É viciante o que faz com que alimentos naturais pareçam “sem gosto”.

Existem dois tipos de aromatizantes sintéticos:

  1. Naturais: substâncias isoladas por processos químicos a partir de matérias-primas de origem animal, vegetal ou microbiana.
  2. Artificiais: compostos químicos que ainda não foram identificados em produtos de origem animal, vegetal ou microbiana, utilizados em estado primário ou preparados para consumo humano.

 

Conservantes


Os conservantes são usados para aumentar o tempo de vida útil do alimento e evitar alterações de microorganismos. Existem conservantes naturais, usados ao longo da história da humanidade, como o sal, e processos físicos e biológicos de conservação, como refrigeração, secagem e aquecimento.

Hoje em dia a grande parte dos conservantes usados em produtos alimentares pré -feitos são obtidos a partir de processos químicos.

Alguns exemplos são:

  • ácido benzóico
  • dióxido de enxofre
  • nitratos
  • nitritos

 

Corantes


Servem para realçar a cor dos alimentos fornecendo uma aparência mais bonita.  Bons exemplos são os produtos de aparência rosada, como presuntos, e os multi-cores, como gelatinas e gomas.

O melhor mesmo é fugir de alimentos com muita cor e com cores muito artificiais, como por exemplo a gelatina azul.

Portanto, os aditivos são “necessários” para preservar os alimentos pré-feitos. Vários estudos apontam par reacções alérgicas, asma, hiperactividade e distúrbios de atenção quando consumidos regularmente.

Seria um mundo ideal se houvesse tempo disponível para fazer tudo em casa, infelizmente a vida é uma roda viva, os pais cada vez trabalham horas infindáveis e as crianças cada vez mais ficam ao encargo das escolas.

Guardar

One Comment Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s