É uma reação que ocorre quando o sistema imunológico reconhece erradamente um alimento como um inimigo ao organismo. À parte desse alimento que é responsável pela reação alérgica chamamos alergénio. Pensa-se que pelo menos 5 em cada 100 crianças sofram de alergia alimentar, e que nos adultos a taxa seja mais baixa, entre 3 a 4%.
Alergia Alimentar vs Intolerância Alimentar
Intolerância alimentar é uma reação adversa, que acontece após a exposição a um determinado alimento, mas que ao contrário da alergia alimentar não envolve o sistema imunológico. A intolerância à lactose é um exemplo, que se caracteriza pela incapacidade do organismo de digerir a lactose, um açúcar naturalmente presente no leite. As manifestações da intolerância à lactose incluem diarreia, flatulência e dor/desconforto abdominal.
Como se manifesta
Podem variar de moderadas a graves, podendo em alguns casos, ser fatais. Os sintomas aparecem rapidamente, entre alguns minutos até duas horas após a ingestão do alergénio, e podem incluir manifestações cutâneas (pele e mucosas), respiratórias, gastrointestinais e cardiovasculares.
Reacção Anafilática
É uma reacção que pode acontecer em muitos dos indivíduos com alergia alimentar, podendo ser fatal se não for tratada convenientemente. Trata-se de uma manifestação muito grave, com múltiplos sinais e sintomas, onde se incluem os cardiovasculares.
A alergia alimentar tem tratamento?
O tratamento consiste principalmente na evicção alimentar – a eliminação do alergénio da alimentação do indivíduo. Assim, por exemplo, uma criança que tenha alergia alimentar à proteína do leite de vaca não poderá consumir qualquer tipo de produtos lácteos, nem preparações culinárias que contenham leite ou derivados, como manteiga, queijo ou iogurte.
Principais alimentos que causam alergias
http://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt/activeapp/wp-content/files_mf/1444902010AlergiaAlimentar.pdf