Salame com Nougat de Caramelo / Salami with Caramel Nougat

Chocolate! Há dias em que nos cai no colo. Estava eu doente e deitada a dar uma vista de olhos, tranquilamente, em alguns vídeos quando me deparo com uma versão de salame (Tuga na Cozinha) como nunca tinha visto. Até me senti melhor e saltei da cama para a ir fazer.

Salame de chocolate é um doce tradicional Português e Italiano, feito com chocolate, bolachas, manteiga, ovos e vinho do porto.

Anúncios

O salame tem forma redonda e é servido em fatias grossas. Algumas variantes contêm também nozes em pedaços, amêndoas e avelãs.

Lembro-me tão bem das minhas festas de aniversário infantis, nunca faltava o salame na mesa. Era isso e os rebuçados espalhados a volta das sobremesas. Nas festas dos meus filhos também faço sempre. Sou, assumidamente, fã de tradições.

Teve de ser adaptada, mas foram alterações nada complicadas:

Chocolate – Usei um chocolate vegan livre dos TOP14 alergénios e muito mais.

Natas – Substitui por leite de coco, poderia ter usado natas vegan já há algumas opções no mercado, mas tinha uma lata aberta e aproveitei.

Amendoins – É um dos alergénios dos meus filhos por isso substitui por sementes de abóbora.

Bolachas – Usei Speculoos, que são bolachas que têm um toque de canela.

Vinho do Porto – não usei.

Anúncios

Carcaça / Loaf

Carcaça! Faz parte das minhas memórias de infância. Como eu adorava comer manteiga com pão (isso, não era pão com manteiga) e molhar no leite com café (cevada). Bem… gostava e gosto. É daqueles prazeres que me fazem viajar no tempo.

Keep reading

Palmiers Vegan

Memórias. A vida é deita de memórias. Há cheiros que nos podem fazer viajar anos e anos, que despertam imagens adormecidas. Há memórias tão fortes que quase podemos sentir o cheiro e o sabor, memórias que , mesmo passando anos e anos, nos consegue soltar gargalhadas ou emocionar tal como quando aconteceu.

Keep reading

Pão de Azeitonas / Olive Bread

Como já sabem, eu adoro mimar os meus pequenos. E uma das formas que encontro para os surpreender é inventar receitas com os ingredientes que eles mais gostam. Esta receita é para a minha Alice e para todos que adoram azeitonas. A Alice devora azeitonas, todos os dias tem de levar uma caixinha para o almoço, nem que sejam uma ou duas.

Keep reading

A carregar…

Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s