Bebidas Vegetais

Há quem chame leite vegetal… por ser branco como o leite animal. Mais uma vez chegamos à conclusão que é mesmo uma questão cultural e psicológica. Provavelmente se não fosse branco não fosse tão bem aceite.

São muitos, variados, podem se feitos em casa com um bom liquidificador, podem ser comprados, biológicos, não biológicos, com adição de cálcio e vitaminas, com sabores… É isto que os torna uma solução perfeita e deliciosa.

Podem ser usados para sobremesas ou refeições principais. Vamos analisar quais são e as vantagens/desvantagens.

Bebida de Arroz

O leite de arroz não contém colesterol mas contem mais hidratos de carbono. Mas contém menos proteína comparativamente ao leite de vaca. Um copo de 250 ml contém cerca de 140 calorias. É de fácil digestão, fortalece as defesas e pode ser usado em caso de descontrolo intestinal.

Receita

2 medidas de arroz

2 litros de água

Ferver o arroz (sem lavar) na água por cerca de 15 minutos. Quando o arroz estiver cozido, bater a mistura no liquidificador ou processador de alimentos. Pode ser conservado no frigorífico e utilizado até 3 dias. Para dar sabor pode acrescentar mel, baunilha, canela…

Bebida de Aveia

Rico em hidratos de carbono de absorção lenta, que ajuda a controlar os diabetes. Pobre em gorduras, ideal para quem quer manter a linha.  Alto teor em fibras que facilita a digestão e a prisão de ventre. Rico em vitamina B, esta vitamina é associada à calma e à tranquilidade. Tem açucares lentos ideal para controlar os diabetes e a um melhor funcionamento do pâncreas e da tiróide.

Receita

2 medidas de aveia

3 medidas de água

Deixar a aveia de molho por uma hora antes de bater tudo no liquidificador ou processador de alimentos. Depois de coar, guardar no frigorífico no máximo por 3 dias.

Bebida de Côco

Ele é rico em gordura saturada boa, que é rapidamente digerida e transformada em energia. Tem vitamina C, B1, B3, B5 e B6, sais minerais essenciais como cálcio, selénio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco e manganês e ainda proteína, arginina e ácido láurico. O ácido láurico presente no leite de coco garante propriedades anti-virais, anti-fúngicas, anti-bacterianas, digestivas, imuno-estimuladores e antioxidantes. Regula as hormonas da tiróide e acelera o metabolismo. Tem propriedades laxantes  como é antioxidante combate os radicais livres, protegendo o corpo de diversas doenças relacionadas com o processo oxidação do corpo e o envelhecimento precoce. Para quem tem herpes, pode não ser uma boa opção porque contém arginina, que estimularia o vírus.

Receita

1 medidas de polpa de côco

4 medidas de água quente

Bater no liquidificador ou processador de alimentos por 5 minutos e coar . Guardar no frigorífico até 3 dias. O resíduo de coco pode ser usado como ingrediente em bolos, tortas, pães, etc.

Bebida de Espelta

Espelta ou trigo vermelho tem muito mais vantagens que os “primos” mais puros da família do Triticum (trigo). Apresenta  diferentes nutrientes, é uma excelente fonte de vitamina B2, de manganésio, de niacina, tiamina, e cobre. Esta combinação especial de nutrientes torna a espelta um alimento especialmente útil para as pessoas com enxaquecas, arteriosclerose, ou diabetes. É uma excelente fonte de fibra que ajuda a reduzir os níveis totais de colesterol e do tipo LDL. Esta variedade é muito boa para usar nas dietas vegetarianas e desportivas. Tem glúten.

Receita

1 medida de flocos de espelta

1 litro de água a 80 graus

aroma (opcional)

Colocar os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos e triturar por 1 minuto. Deixar repousar 10 minutos e filtrar. Deixar arrefecer. Conservar no frigorífico até 3 dias.

Bebida de Farro

Elevado valor nutricional e energético. Tem proteínas que ajudam quem pratica desporto, fibras que ajudam na digestão e na normalização do colesterol e pode ser consumido por diabéticos. Tem glúten.

Receita

1 medida de flocos de Farro

1 litro de água a 80 graus

aroma (opcional)

Colocar os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos e triturar por 1 minuto. Deixar repousar 10 minutos e filtrar. Deixar arrefecer. Conservar no frigorífico até 3 dias. Têm glúten.

Leite de Quinoa

É considerada um pseudo cereal. Isto é, ela possui os mesmos nutrientes que os cereais propriamente ditos, como arroz e trigo, mas as suas características de plantio e crescimento são diferentes. Grão típico das regiões andinas, é uma fonte de cálcio, ferro e ácidos gordos como o ómega 3, além de ser rico em fibras. Possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar correctamente e possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B.

Receita

2 colheres de sopa de quinoa

250 ml de água

Colocar os grãos de quinoa na água, deixar ferver e deitar a água fora. Repetir o procedimento,mas deixar a água ferver durante 15 minutos. Colocar no liquidificador ou processador de alimentos a quinoa com a água de seu cozimento, triturar e coar. Conservar no frigorífico por 3 dias.

Leite de Millet

Millet ou milho-miúdo encontra–se entre os cereais mais ricos nas vitaminas A e B. Pertence ao grupo das gramíneas, de sementes pequenas altamente variáveis. Possui altos níveis de vitaminas do complexo B (niacina, tiamina e riboflavina). O seu elevado teor mineral em ferro, silício, fósforo, manganês e magnésio torna-o um grão muito útil na alimentação das crianças. Não é recomendado para quem tem diverticulite, diverticulose ou até mesmo com indicação clínica de restrição de fibras porque o consumo excessivo  pode causar diarreia.

Receita

50 g de millet
1300 ml de água filtrada

Colocar o millet no coador e passar por água corrente. Colocar os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos, triturar e coar. Conservar no frigorífico por 3 dias.

Estes são as bebidas que normalmente bebemos em casa. Importante apostar na variedade, ou seja, beber diferentes variedades para haver carências de nenhum nutriente. Além destes tem também Bebida de Soja e os de Frutos Secos. Que nós não consumimos mas fica a informação.

Leite de Avelã

É recomendável o seu consumo porque tem grandes quantidades de L-arginina que ajuda a prevenir derrames e coágulos sanguíneos. É rico em ácido fólico e em minerais como o cálcio, ferro e fósforo, entre outros. Por tudo isso é uma boa alternativa para toda a família.

Leite de Amêndoas

Esta variedade obtém-se das amêndoas e tem grandes quantidades de proteínas e de potássio. Estas características fazem deste tipo de leite uma boa recomendação para as pessoas que praticam desporto.

Leite de Soja

O mais controverso de todos é o leite de soja. Há vários estudos que indicam serem pouco indicados para consumo. Muito devido à soja transgénica que contem excesso de hormonas assim como dificultar a absorção de minerais e aminoácidos, e contém fitoestrogénios que podem alterar o funcionamento da tiróide.

Como podem ver beber bebidas vegetais tem imensas vantagens… Pode variar todos os dias. O sabor é sempre diferente. Pode ser combinado com outros sabores. Estas bebidas que descrevi são apenas alguns exemplos. As possibilidades são infinitas. É só ganhar coragem e descobrir novos sabores.

frase-para-descobrir-basta-tentar-para-tentar-basta-ter-espirito-de-expectativa-positiva-e-usar-a-william-rafael-dimas-113077

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s