Esta receita tem mesmo de ser registada aqui no blog. Ando há semanas a ver bolachas de Natal, a planear as ementas, a pensar no que fazer diferente.
As crianças ficam sempre fascinadas com as bolachas decoradas com glacé. E comecei a pensar em como as surpreender. Sabem que as melhores surpresas são mesmo aquelas mais básicas.
Aviso já que leva açúcar… é uma cobertura doce. Não é algo para o dia a dia mas é, definitivamente, algo para o Natal! aquele velho lema de que uma vez não são vezes , aplica-se aqui que nem uma luva.
Andei pela internet a ver algumas receitas de glacé real. O maior e único problema cá em casa era a clara de ovo. A questão do açúcar já está mais que ultrapassada. Mas foi de fácil resolução:
Para substituir a clara de ovo: para substituir clara de ovo uso sempre aquafaba. Se resulta para bolos, macarrons e maionese também deveria resultar para glacé (e resulta!). Qualquer aquafaba, seja de grão, lentilhas ou ervilhas.
Açúcar em pó: podem triturar em casa num processador de alimentos ou comprar.
Limão: ajuda a anular qualquer sabor que a aquafaba possa ter e que pode não ser do agrado de algumas pessoas.
Extrato de Baunilha: para dar sabor , simplesmente.
Corantes: para fazer desenhos (basta terem mais jeito que eu).
Este glacé fica duro como o glacé fica firme como o glacé tradicional. Tive de guardar numa caixa antes de acabar as bolachas e foi só mexer antes de voltar a usar.
