Memórias, memórias e mais memórias. Tão e somente isto. Aquelas memórias que nos aquecem o coração quando crescemos e nos tornamos pais. Aquela sensação de coração quente, aquela memória que nos faz sentir crianças novamente. Aquela memória que nos faz querer passar aos nossos filhos e transformar em tradição. Memórias…raízes…família.
Hoje é dia dos avós e tenho tantas memórias boas. Lembro-me quando era criança e ia ao café, com a minha avó, comprar o gelado do Pé, mais tarde apaixonei-me pelo Epá e depois pelo Perna de Pau. Gelados básicos e de sabores simples. O sabor e a textura do morango do Perna de Pau é soberbo.
Com as alergias e o hábito de ler rótulos, inevitavelmente, comecei a perceber que metade do que vem nos rótulos é dispensável. Não é impossível reproduzir em casa muitas das coisas que estão embaladas. É ridículo o dinheiro que se gasta em comida pré-feita, como preparados de bolos, misturas de farinhas e afins…no final fica o triplo do preço e dá para menos de metade das vezes, com os gelados é igual. Tanto nos queixamos que não há gelados à venda aptos para alérgicos quando se podem fazer em casa com meia dúzia de ingredientes.
Fazer este gelado é uma jogo de paciência! Não é difícil mas leva tempo, pensem na alegria das crianças e vai valer cada segundo do vosso dia.
São, no total, oito ingredientes: Leite condensado vegan que podem comprar ou fazer em casa com qulquer bebida vegetal à vossa escolha, Extrato de Baunilha (ou arroma de baunilha), Chococolate para a cobertura, agar em pó, morangos, óleo de coco, natas vegan e aquafaba.
Não façam como eu, não usem uma caixa gigante para fazer os gelados. Vejam a largura da caixa de acordo com os paus que têm. Foi o meu erro foi ter feito gelados Maxi, depois para a cobertura não correu bem, porque ficaram muito pesados. Se não tiverem paus de gelado podem sempre meter no prato.
