Um mês já passou!

Faz hoje um mês que iniciámos este projecto! Por isso, nada como falar um pouco do que nos trouxe até aqui.

Descendo de uma família de excelentes cozinheiros, não de profissão, mas de paixão! Paixão pela cozinha, pelos aromas, pelos sabores… Paixão pelo convívio que se gera, enquanto há um tacho ao lume. Como tal, cozinho desde que me lembro.

Sempre pensei que não se deviam misturar paixões com trabalho. E que o que se faz como hobbie não se deve tornar uma obrigação do dia a dia. Por isso, dei por mim no curso de Engenharia numa das melhores Universidades de Portugal.

Quando nasceu a Matilde, decidimos  que era importante fazermos uma alimentação o mais saudável possível. Ponto assente que as refeições eram as horas mais importantes do dia. Sentar em família, conversar sobre o que tinha acontecido, ou não, novidades e planos para o dia seguinte. Foi assim que cresci e é assim que quero que os meus filhos cresçam.

Tudo se complicou com a descoberta das primeiras alergias. Aos 23 anos tudo parece mais complicado. Pensei muitas vezes que não seria capaz.

A idade é a nossa melhor defesa e com crescimento da Matilde eu cresci. Aprendi muito, mas não tanto como aprendi nestes últimos 6 meses.

Com o nascimento Lucas e as mesmas imensas alergias, fui-me apercebendo que os meus filhos não têm uma infância dita normal.

Festas de aniversário, casamentos, batizados, almoços escolares…. Pizza, Hot Dog… tudo mais que proibido. A marmita é a nossa melhor amiga.

Estamos numa época em que o markting de alimentação infantil é extrememtne agressivo. Imagens de bébes e crianças lindas a comer uma infinidade de “inhos”, cheios de açucar e uns quantos mais ingredientes que até custam a ler. Eles vêm os amiguinhos comer e também pedem.

E foi então que a comecei a desmoronar, a ter “inveja” da liberdade que todos à nossa volta têm, a falta de compreensão, a falta de levarem este problema a sério. Cansada de ouvir “dá-lhes só um bocadinho”. Cansada que não entendam que Alergias Alimentares Matam!

Não é só a alimentação, no caso de APLV inclui balões, lápis de cor, lápis de cera, brinquedos, giz… toda uma infinidade de coisas que fazem parte do quotidiano das crianças.

Depois de me lamentar e muito, reergui-me. Comecei a pesquisar muito sobre alimentos alternativos, saudáveis e como os cozinhar. O peso do Lucas sempre foi um problema por isso tudo tem de ser nutricionalmente equilibrado. Não só por ele mas por todos nós. Alimentação saudável sempre foi o objectivo, agora mais do que nunca é a nossa missão.

Recuso-me a que filhos sejam reféns de algo que não têm culpa. E assim um dia, a partilhar umas receitas num grupo de amigas, amigas essas a quem serei sempre e eternamente grata pelo incentivo, decidi falar no assunto enquanto jantávamos. Todos sentados à mesa o assunto foi discutido, entre risos e gargalhadas. Entre falar a sério e muita brincadeira o projecto foi sendo desenhado.

Uma vez mais, entre uma garfada e outra, sentados em família decidimos que a partir de Julho de 2016 daríamos início ao projecto Sem Alergias à Mesa.

No nosso blog encontra refeições familiares, deliciosas, simples e saudáveis. Receitas para as várias refeições do dia. Os meus três pequenos, já sabem que a mãe consegue imitar, com ingredientes mais saudáveis, o que os amigos comem e o que vêm na televisão. Com amor, carinho e dedicação aprendem a ter uma relação saudável e naõ correm risco de ficar doentes.

Esperamos chegar cada vez mais longe e a mais casas. Proporcionar momentos deliciosos a quem pensava que nunca iria provar algo. Com imaginação e um pouco de magia, tudo é possível!

Cozinhar é simultaneamente uma brincadeira de crianças e um prazer de adultos. Cozinhar com zelo é um acto de amor.

Craig Claiborne

Obrigada por nos seguirem. Esperamos que continuem sempre aí. Vamos, aos poucos, adicionar mais novidades, que já estão no forno a apurar.

Bom Apetite!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s