Croquetes de Lentilhas

É fantástico o que se consegue fazer com lentilhas! Bem temperadas passam por carne picada.

Desta vez fiz uns croquetes. Aqui na Bélgica não há o costume de almoçar, como fazemos em Portugal. É habitual comer uma Tartine, que se pode comparar a uma sandes com paté.

Quando a Matilde começou a escola foi muito difícil adaptarmo-nos. Este ano o Lucas também foi para a escola, andam no mesmo colégio, e espanto meu quando percebi que as crianças de 2 anos e meio também comem apenas sandes.Sandes com chocolate ou doce na sua maioria. Para mim está fora de questão, Lucas vinha sempre para casa à hora de almoço, porque o risco de contaminação era excessivo, além de ser nutricionalmente disparatado.

Portanto, a minha missão é encontrar um meio termo. Fazer snaks, fáceis de comer(porque não usam talheres), mas que sejam nutricionalmente equilibrados. E assim tentar que ele almoce na escola com os amiguinhos.

Croquetes lentilhas

Croquetes de Lentilhas

 

  • Ingredientes:

200 g de Lentilhas demolhadas

1 Cebola

2 dentes de Alho

50 ml de Azeite

Louro

Sal

Pimenta

Pimentão doce

3 colheres de Amido de milho

Pão Ralado

  • Preparação:
  1. Demolhar as lentilhas durante a noite. Tentar mudar a água 2 ou 3 vezes.
  2. Cozer as lentilhas por 30 minutos. A água da cozedura pode guardar para fazer Aquafaba.
  3. Numa frigideira, saltear o alho e a cebola.
  4. Juntar as lentilhas e os temperos, louro, sal, pimenta, pimentão doce.
  5. Triturar tudo, excepto o louro.
  6. Juntar o Amido de Milho, tem de ficar uma mistura de grudar.
  7. Levar ao frigorífico por 1 hora no mínimo.
  8. Moldar os croquetes.
  9. Passar por pão ralado.
  10. Fritar, assar ou congelar.

Bom Apetite!

Deixe um comentário