O Tronco de Natal,em francês Bûche de Noël, é uma sobremesa típica, servida próximo ao final do ano em Portugal e em vários países francófonos. Como o próprio nome indica, o bolo é comumente preparado e decorado para que aparente um pedaço genuíno de lenha prestes a ser queimada, como se usava nos antigos festivais de fogos do solstício de inverno.
O Bolo tradicional é o Genovês ou o pão-de-ló, geralmente cozida num tabuleiro grande e enrolado na forma de cilindro. A combinação mais comum é um básico bolo-esponja amarelo, recheado com chocolate e creme de manteiga mas há muitas variações da receita original, podendo incluir massas de bolo de chocolate, ganache e café. A textura da casca-de-árvore é produzida com choclate derrretido para um aspeto mais real. Conseguimos esse realismo passando o garfo no final. Estes bolos são decorados com frequência com açúcar em pó para parecer neve.
No entanto há imensa variedade de bolo e recheio. Deixo algumas dicas:
Massa – Pode ser uma massa simples de baunilha ou então diminuir a quantidade de farinha e substituir por cacau.
Ovos – Substitui por 4 ovos vegan de linhaça. Pode também ser usado 4 meias bananas maduras esmagadas ou 3/4 de medida de puré de maçã. Estas substituições são as ideais para dar elasticidade á massa e não permite que quebre ao ser enrolada.
Recheio – o céu é o limite. Este usei mousse de chocolate ( 200gr de chocolate derretido, 1 lata de leite de coco, 1 lata de leite condensado de coco e 200 ml de natas vegan batidas).
Cobertura – podemos seguir o original e usar chocolate derretido para se conseguir fazer o aspeto de casca de arvore ou então usar a imaginação e fazer algo diferente.
É das minhas sobremesas favoritas de Natal. Nunca falta na nossa mesa.
