Tronco De Natal / Christmas Trunk

O Tronco de Natal,em francês Bûche de Noël, é uma sobremesa típica, servida próximo ao final do ano em Portugal e em vários países francófonos. Como o próprio nome indica, o bolo é comumente preparado e decorado para que aparente um pedaço genuíno de lenha prestes a ser queimada, como se usava nos antigos festivais de fogos do solstício de inverno.

Anúncios

O Bolo tradicional é o Genovês ou o pão-de-ló, geralmente cozida num tabuleiro grande e enrolado na forma de cilindro. A combinação mais comum é um básico bolo-esponja amarelo, recheado com chocolate e creme de manteiga mas há muitas variações da receita original, podendo incluir massas de bolo de chocolate, ganache e café. A textura da casca-de-árvore é produzida com choclate derrretido para um aspeto mais real. Conseguimos esse realismo passando o garfo no final. Estes bolos são decorados com frequência com açúcar em pó para parecer neve.

No entanto há imensa variedade de bolo e recheio. Deixo algumas dicas:

Massa – Pode ser uma massa simples de baunilha ou então diminuir a quantidade de farinha e substituir por cacau.
Ovos – Substitui por 4 ovos vegan de linhaça. Pode também ser usado 4 meias bananas maduras esmagadas ou 3/4 de medida de puré de maçã. Estas substituições são as ideais para dar elasticidade á massa e não permite que quebre ao ser enrolada.
Recheio – o céu é o limite. Este usei mousse de chocolate ( 200gr de chocolate derretido, 1 lata de leite de coco, 1 lata de leite condensado de coco e 200 ml de natas vegan batidas).
Cobertura – podemos seguir o original e usar chocolate derretido para se conseguir fazer o aspeto de casca de arvore ou então usar a imaginação e fazer algo diferente.

É das minhas sobremesas favoritas de Natal. Nunca falta na nossa mesa.

Sablés de Côco / Coconut Shortbread Biscuit

De volta à edição de receitas. Tenho partilhado tanta foto mas editar é sempre mais complicado. Neste último mês e meio aconteceu tanta coisa. Entrámos em confinamento, novamente, as escolas fecharam, meteram-se férias pelo caminho, aulas online, quarentenas… Impossível chegar a todo o lado.

Oreos

Voltei, voltei… Voltei de lá… Vim aqui rápido rapidinho só para vos contar e aliciar a fazerem estas maravilhosas bolachas Oreo. No fundo será um grande problema porque vão querer comer até a última migalha antes de conseguirem rechear todas. Verdade, ficaram tão boas assim!

Carcaça / Loaf

Carcaça! Faz parte das minhas memórias de infância. Como eu adorava comer manteiga com pão (isso, não era pão com manteiga) e molhar no leite com café (cevada). Bem… gostava e gosto. É daqueles prazeres que me fazem viajar no tempo.

A carregar…

Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s