O arroz doce, também conhecido como arroz de leite, é um prato feito de arroz cozido em leite e açúcar, temperado com casca de limão, canela em pau, água de flor de laranja, cravo… e em geral polvilhado de canela. É uma sobremesa popular em todos os lugares onde o arroz é conhecido, como testemunham antigos textos sobre a vida do Buda.
Em todos os países Asiáticos, na Europa e em África, para onde foi levado por antigos viajantes e comerciantes, e das Américas, para onde foi levado pelos colonos europeus, existe uma tradição de arroz-doce. O arroz pode ser cozido diretamente no leite, ou em água e açúcar, juntando, mais tarde, leite condensado ou natas. Também se pode acrescentar amêndoas (como na receita tradicional culinária da Dinamarca), qualquer tipo de frutas, chocolate (Filipinas), muitas especiarias, como a canela, e mesmo folhas de pândano (como no pirinee, uma receita das Maldivas).
Claro que, como todas as nossas sobremesas o nosso arroz doce é vegan. Deixo-vos algumas dicas:
Arroz – O carolino é o melhor arroz para se fazer arroz doce.
Leite – como só o Renato e o Lucas gostam de arroz doce cá em casa usei bebida de soja com baunilha que já tem o tom amarelo. Mas caso sejam alérgicos à soja, podem usar qualquer bebida vegetal e adicionar uma colher de extrato de baunilha e para a cor amarelada um puco de cúrcuma.
Ovos – em vez do ovo usei amido de milho dissolvido em bebida vegetal, apenas o suficiente para dar aquela cremosidade.
