Arroz Doce Vegan / Vegan Rice Pudding

O arroz doce, também conhecido como arroz de leite, é um prato feito de arroz cozido em leite e açúcar, temperado com casca de limão, canela em pau, água de flor de laranja, cravo… e em geral polvilhado de canela. É uma sobremesa popular em todos os lugares onde o arroz é conhecido, como testemunham antigos textos sobre a vida do Buda.

Anúncios

Em todos os países Asiáticos, na Europa e em África, para onde foi levado por antigos viajantes e comerciantes, e das Américas, para onde foi levado pelos colonos europeus, existe uma tradição de arroz-doce. O arroz pode ser cozido diretamente no leite, ou em água e açúcar, juntando, mais tarde, leite condensado ou natas. Também se pode acrescentar amêndoas (como na receita tradicional culinária da Dinamarca), qualquer tipo de frutas, chocolate (Filipinas), muitas especiarias, como a canela, e mesmo folhas de pândano (como no pirinee, uma receita das Maldivas).

Claro que, como todas as nossas sobremesas o nosso arroz doce é vegan. Deixo-vos algumas dicas:

Arroz – O carolino é o melhor arroz para se fazer arroz doce.
Leite – como só o Renato e o Lucas gostam de arroz doce cá em casa usei bebida de soja com baunilha que já tem o tom amarelo. Mas caso sejam alérgicos à soja, podem usar qualquer bebida vegetal e adicionar uma colher de extrato de baunilha e para a cor amarelada um puco de cúrcuma.
Ovos – em vez do ovo usei amido de milho dissolvido em bebida vegetal, apenas o suficiente para dar aquela cremosidade.

Sablés de Côco / Coconut Shortbread Biscuit

De volta à edição de receitas. Tenho partilhado tanta foto mas editar é sempre mais complicado. Neste último mês e meio aconteceu tanta coisa. Entrámos em confinamento, novamente, as escolas fecharam, meteram-se férias pelo caminho, aulas online, quarentenas… Impossível chegar a todo o lado.

Oreos

Voltei, voltei… Voltei de lá… Vim aqui rápido rapidinho só para vos contar e aliciar a fazerem estas maravilhosas bolachas Oreo. No fundo será um grande problema porque vão querer comer até a última migalha antes de conseguirem rechear todas. Verdade, ficaram tão boas assim!

Carcaça / Loaf

Carcaça! Faz parte das minhas memórias de infância. Como eu adorava comer manteiga com pão (isso, não era pão com manteiga) e molhar no leite com café (cevada). Bem… gostava e gosto. É daqueles prazeres que me fazem viajar no tempo.

A carregar…

Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s