Recebo várias mensagens a perguntar como é que os meus bolos ficam perfeitos sem ovos. Ora porque me dizem que os bolos ficam pequenos, embatumado, esquisitos, feios…
Normalmente são usados ovos para ligar a massa, dar humidade e textura. Quando fazemos bolos sem ovos podemos substituir por outros ingredientes de igual forma (ou melhor). Podemos usar banana amassada, puré de maça, puré de inhame, linhaça, iogurtes vegan, tofu, amidos… O ovo pode ser substituído por vários ingredientes. Afinal não é tão essencial assim usar ovos.
Por isso nada como deixar aqui algumas dicas de como fazer bolos Vegan.
O bolo correu mal?
Verifique se foi algum destes pontos:
- Validade do fermento.
- Excesso de líquido.
- Pouca massa para a forma.
- Insuficiência de ingredientes secos.
- Temperatura do forno alta demais.
- Excesso de açúcar ou de fermento na massa.
- Mistura leve e colocada em forma grande e funda. A massa deve ficar pastosa.
- Abrir a porta do forno antes do tempo mínimo de cozimento.
- Excesso de gordura.
Como corrigir:
- NUNCA bater os bolos vegan com a batedeiras.
- Pré-aquecer sempre o forno pelo menos 10 minutos antes de assar.
- Não usar elementos quentes na confecção do bolo.
- Adicionar 1 a 2 colheres de sopa de vinagre branco ou de maçã, para o bolo ficar mais fofinho.
- Juntar os ingredientes secos, juntar os ingredientes líquidos. Depois adicionar os líquidos aos secos.
- A massa deve ficar pastosa!
- Juntar o fermento no final, delicadamente.
- Fermento a mais faz com que o bolo afunde (porque cresce demais comparativamente à massa) e de menos não faz o bolo crescer.
- se optar por bicarbonato de sódio pode adicionar inicialmente aos ingredientes sólidos.
- Colocar o bolo apenas com aquecimentos por baixo. A meio da cozedura (ou quando começar a sentir o cheiro de bolo pela casa) colocar em cima e em baixo.
- Não desenformar enquanto não arrefecer.
Usar Fermento ou Bicarbonato de Sódio?
A resposta a esta pergunta é… Depende do que querem fazer. Mas idealmente e bolos fermento em cupcakes, muffins, bolachas o bicarbonato.
O que é o fermento?
O fermento é um composto químico que consiste na mistura de bicarbonato de sódio, um elemento ácido (geralmente creme tártaro) e amido. O amido vai absorver a humidade do ar mantendo o bicarbonato de sódio e os elementos ácidos separados e secos evitando que o bicarbonato de sódio reaja com o ácido contido na fórmula. O processo de reação do fermento em pó é “bifásico”: numa primeira fase, o bicarbonato de sódio entra em acção; numa segunda fase (por volta dos 60ºC) entram em acção os restantes elementos que o integram tornado este processo mais moroso.
O que é o Bicarbonato de sódio?
É um levedante químico. Assim que entra em contacto com o ácido líquido contido na massa (iogurte, limão, vinagre, leite etc.) liberta, imediatamente, dióxido de carbono fazendo com que a massa comece logo a crescer. Usado em excesso liberta um sabor amargo sendo necessário atenção nas medidas usadas.
Quando devemos utilizar cada um deles?
Para bolachas, cupcakes, muffins e queques como pretendemos um levedante que reaja num curto espaço de tempo o bicarbonato é uma boa escolha.
E o fermento usado para fazer bolos porque o tempo de reacção é maior e, dado que o tempo de cozedura do bolo é maior, será mais adequado.
Mas há excepções, se usar cacau em pó (que também é ácido) por norma usamos bicarbonato e fermento, especialmente se for um muffins/queques/cupcakes dado que se pretende um tempo de cozedura mais curto mas que cresça no centro.
E é isto! Juntando a estas dicas algum treino vão sair desses forninhos bolos grandes e super deliciosos!