Elegantes, variadas, práticas e deliciosas. São estes os adjetivos que me vêm à cabeça quando penso em Tarteletes. Não há maneira mais prática de ter uma sobremesa com diversos sabores que esta. A base demora apenas 5 minutos a estar pronta, não requer repouso, ligeiramente amanteigada e co um toque suave de doçura.
Anúncios
As tarteletes foram criadas na França nos nos 70. Nessa época, um famoso chef teria recebido o pedido inusitado da realeza de preparar minitartes de frutas francesas para serem servidas, individualmente, a cada convidado numa festa de gala. Assim, o pedido teria sido atendido e nasceram as, hoje, famosas tartelettes.
Estas tarteletes foram a nossa sobremesa na passagem de ano, este ano deixei o dia fluir sem grandes planeamentos. Tinha mousse de morango e de chocolate no frigorifico e lembrei-me de transformar essas duas sobremesas numa mais elegante.
Carcaça! Faz parte das minhas memórias de infância. Como eu adorava comer manteiga com pão (isso, não era pão com manteiga) e molhar no leite com café (cevada). Bem… gostava e gosto. É daqueles prazeres que me fazem viajar no tempo.
Memórias. A vida é deita de memórias. Há cheiros que nos podem fazer viajar anos e anos, que despertam imagens adormecidas. Há memórias tão fortes que quase podemos sentir o cheiro e o sabor, memórias que , mesmo passando anos e anos, nos consegue soltar gargalhadas ou emocionar tal como quando aconteceu.
Chocolate! Há dias em que nos cai no colo. Estava eu doente e deitada a dar uma vista de olhos, tranquilamente, em alguns vídeos quando me deparo com uma versão de salame (Tuga na Cozinha) como nunca tinha visto. Até me senti melhor e saltei da cama para a ir fazer.