Bolo Rei Vegan / Vegan King Cake

Eu sei, eu sei… os reis já passaram, assim como o Natal. Mas não consegui editar mais cedo e, honestamente, este Bolo (dos meu) reis fica delicioso para comer em qualquer altura do ano.

Na verdade, cá em casa ninguém gosta do Bolo Rei tradicional, por isso, tenho feito algumas versões que são mais à nossa medida. Esta é sem dúvida uma das nossas favoritas. Fomos todos apanhados de surpresa por ter saído tão bem, porque fiz à pressa para o lanche do dia de Janeiro.

Hoje em dia já há uma enorme variedade de Bolos Rei no mercado, por isso a minha invenção não é nada do outro mundo. Será apenas mais uma versão mas … allergy friendly.

Anúncios

Bolo-rei faz parte da tradição portuguesa e come-se tipicamente no Natal e no Dia de Reis. O bolo tradicional tem forma redonda, com grande buraco no centro, é feito de uma massa branca e fofa misturada com passas, frutos de casca rija e frutas cristalizadas. Antigamente, no interior do bolo, encontravam-se também uma fava seca e um pequeno brinde, normalmente feito de metal. Quem encontrasse uma fava na fatia que comesse, teria o dever de pagar o próximo bolo-rei, por outro lado se calhasse o brinde, a pessoa que o encontrasse seria brindada com “boa sorte”. A história começa com o Bolo-Rei mas, com o tempo, os comerciantes sentiram a necessidade de criar variações, como o Bolo-Rainha, por exemplo, utilizando apenas frutos secos.

Anúncios

Sablés de Côco / Coconut Shortbread Biscuit

De volta à edição de receitas. Tenho partilhado tanta foto mas editar é sempre mais complicado. Neste último mês e meio aconteceu tanta coisa. Entrámos em confinamento, novamente, as escolas fecharam, meteram-se férias pelo caminho, aulas online, quarentenas… Impossível chegar a todo o lado.

Oreos

Voltei, voltei… Voltei de lá… Vim aqui rápido rapidinho só para vos contar e aliciar a fazerem estas maravilhosas bolachas Oreo. No fundo será um grande problema porque vão querer comer até a última migalha antes de conseguirem rechear todas. Verdade, ficaram tão boas assim!

Carcaça / Loaf

Carcaça! Faz parte das minhas memórias de infância. Como eu adorava comer manteiga com pão (isso, não era pão com manteiga) e molhar no leite com café (cevada). Bem… gostava e gosto. É daqueles prazeres que me fazem viajar no tempo.

A carregar…

Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s