Pão fofo / Fluffy Bread

<p class="has-drop-cap has-text-align-justify" value="<amp-fit-text layout="fixed-height" min-font-size="6" max-font-size="72" height="80">Nada se compara a ter pão caseiro todos os dias em casa. Faço questão de o fazer o máximo de vezes possível, nem sempre é mas a maioria das vezes sim. É um facto que pais com crianças alérgicas tentam sempre encontrar alimentos industriais, muitas vezes se queixam que a variedade é pouca e que o que encontram é caro. O que eu tento sempre explicar é que uma das grandes vantagens, sim teria de haver alguma, das alergias é a possibilidade de se comer comida mais caseira e menos industrial. Nada se compara a ter pão caseiro todos os dias em casa. Faço questão de o fazer o máximo de vezes possível, nem sempre é mas a maioria das vezes sim. É um facto que pais com crianças alérgicas tentam sempre encontrar alimentos industriais, muitas vezes se queixam que a variedade é pouca e que o que encontram é caro. O que eu tento sempre explicar é que uma das grandes vantagens, sim teria de haver alguma, das alergias é a possibilidade de se comer comida mais caseira e menos industrial.

<p class="has-text-align-justify" value="<amp-fit-text layout="fixed-height" min-font-size="6" max-font-size="72" height="80">Sim, também me falam na falta de tempo para cozinhar… ao que eu por norma respondo: quem quer arranja maneira quem não quer uma desculpa. Vale mesmo a pena, dá para coordenar com outras tarefas da casa e quando damos por ela estão prontos. Alem de ser uma ótima atividade familiar.Sim, também me falam na falta de tempo para cozinhar… ao que eu por norma respondo: quem quer arranja maneira quem não quer uma desculpa. Vale mesmo a pena, dá para coordenar com outras tarefas da casa e quando damos por ela estão prontos. Alem de ser uma ótima atividade familiar.

Ter produtos já prontos para emergências e momentos pontuais é muito útil, mas há muito tempo que prefiro perder o meu tempo a cozinhar do que a palmilhar supermercados à procura de coisas que consigo fazer em casa com meia dúzia de ingredientes e muito menos processado.

Anúncios

Ando há uns dias a namorar uma técnica asiática, utilizada para aumentar a capacidade de hidratação da massa. Esta técnica tem o nome de Tangzhong ou water roux e deixa os pais simplesmente divinais. A técnica de Tangzhong tem origem asiática e foi desenvolvida por volta do ano 2000. A técnica foi mencionada pela primeira vez por Yvonne Chen no seu livro “Bread Doctor”, publicado em Taiwan por volta de 2003. Tangzhong significa “sopa” em chinês.

Com esta técnica a farinha é cozinhada com um pouco de água ou bebida vegetal e é adicionada à massa com os restante ingredientes. Ao pré-cozinhar um pouco a farinha, o glúten estica e desenvolve-se tornando a massa mais elástica. Aumento assim a capacidade de água que a massa é capaz de absorver, originando num pão mais macio.

Já usei esta técnica para fazer pão de Cachorro e ficou simplesmente divinal!

Anúncios

Quando faço pão individual, tenho por hábito pesar a massa final e dividir por 12. Como somos 6 cá em casa fico com pão para 2 dias. Regra geral faço pães com 80/90 gramas.

Sablés de Côco / Coconut Shortbread Biscuit

De volta à edição de receitas. Tenho partilhado tanta foto mas editar é sempre mais complicado. Neste último mês e meio aconteceu tanta coisa. Entrámos em confinamento, novamente, as escolas fecharam, meteram-se férias pelo caminho, aulas online, quarentenas… Impossível chegar a todo o lado.

Oreos

Voltei, voltei… Voltei de lá… Vim aqui rápido rapidinho só para vos contar e aliciar a fazerem estas maravilhosas bolachas Oreo. No fundo será um grande problema porque vão querer comer até a última migalha antes de conseguirem rechear todas. Verdade, ficaram tão boas assim!

Carcaça / Loaf

Carcaça! Faz parte das minhas memórias de infância. Como eu adorava comer manteiga com pão (isso, não era pão com manteiga) e molhar no leite com café (cevada). Bem… gostava e gosto. É daqueles prazeres que me fazem viajar no tempo.

A carregar…

Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s